O NATAL NO REINO DE OLURUM

- A humanidade está perdendo a FÉ, o amor ao próximo esta cada vez mais distante, a natureza esta em total desequilibro, o Divino criador estava muito preocupado.......
Decretou então que todos os Orixás viessem a sua presença urgente.
-Que faremos para a harmonia a paz, o amor, a Fé sejam novamente morada nos corações de todo o mundo?
Cada Orixá deu uma idéia magnânima, eu faço isso, eu faço aquilo todas de impossível realização, e assim ficaram horas e horas discutindo, cada um falando que sua idéia seria melhor que a do outro que seu poder era maior e assim o tempo foi passando....
-De repente a reunião foi interrompida por algazarras gritos risadas , acabava de chegar varias divindades mágicas todas regidas por algum orixá ,os Êres.
E foram logo dando sua idéia. – Pai Olorum que tal fazermos uma arvore de Natal
Com vários presentes, brinquedos, doces, todos ficariam muito felizes.
Olorum pensou, pensou....éh essas crianças tem muita sabedoria mesmo, vamos enfeitar o Natal da humanidade , esta é uma ótima idéia.
O alvoroço tornou a começar os Orixás não concordavam, e indagavam entre si
-Imagina os seres humanos não sabem mais qual é o motivo de comemoração do dia 25 de Dezembro , Papai Noel então nem se fala , arvore de Natal.... e todos riam muito.....
Mas Olorum ,não se intimidou , e logo decretou que OXOSSI fosse buscar em suas matas , o mais lindo Pinheiro Natalino que encontrasse, XANGO muito desconfiado foi junto , usaria suas machadinhas se fosse preciso.
E assim foi feito!
Enfeitaram o pinheiro com laços, bolas coloridas as mais lindas que já se viu, fios de ouro, prata, diamantes... – Mas..... , a arvore de Natal lindíssima, imensa, brilhava muito sua beleza ofuscava os olhares de todos, mas mesmo assim faltava algo..
Olorum conversou novamente com todos e decretou que todos se despojassem de algo bem precioso e coloca-se aos pés do imenso pinheiro.
OGUM , deixou sua espada , OXOSSI o arco-flexa , OXUM o espelho,OSSANHA sua preciosa cabaça com segredos das ervas,XANGO de pronto deixou suas machadinhas,YEMANJA deixou seus perfumes , NANÃ e OBALUAE
deixaram os xaxáras, OXUMARÊ pegou duas cores do arco-íris ,YANSÂ deixou a tempestade,LOGUM EDÊ irradiou um pouco de sua beleza e assim foi ,varias nações Orixás conhecidos cultuados ou não ,seres mágicos da natureza compareceram e deixaram algum presente.
Agora sim a arvore ficou bela, todos falaram em exclamação conjunta!!!
Olorum por sua vês olhou...., Olhou... e novamente reuniu todos.
-Vocês só têm isso para dar? Olhem para dentro de si mesmo e doem o melhor de vocês, com amor carinho, é isso que a humanidade realmente precisa.
Os ÊRES logo correram e subiram na arvore, colocaram varias bolas coloridas com alegria, brincadeiras, felicidades...
OGUM, também não perdeu tempo, com suas armas foi logo abrindo varios caminhos e pendurou na arvore.
OXOSSI , claro trouxe muita fartura , saúde , abertura de bons negócios
XANGO,não quis ficar pra trás , e logo foi fazendo vários decretos para que a justiça prevaleça sempre , principalmente para os mais pobres , e pediu para os ~ERES colocarem bem alto para ficarem sempre irradiados pela força de suas pedreiras.
YANSÃ, com seus ventos foi logo levando toda maldade injustiças, inimigos, egoísmos, seus raios iluminavam a arvore como estrelas brilhantes.
YEMANJA teve um pouco de trabalho, mas conseguiu trazer toda essência de seu mar e ondas, por segundos a arvore ficou completamente iluminada e coberta de perolas de paz e harmonia, suas águas emanavam o mais puro carinho de mãe.
OSSUMARÊ veio com os sonhos realizações muito coloridos e irradiou tudo com seu arco-íris, levando toda dor, desamino.
NANÃ colocou toda sabedoria, conhecimento OSSANHA abriu a cabaça dos poderes e as ervas medicinais espalharam-se como uma magia divina.
LOGUN EDÊ, sorria muito sua felicidade e alegrias abriam portas antes fechadas pelo desprezo e sofrimento.
OBALUAÊ deixou o poder de cura, da alma do espírito.
OXUM trouxe o amor, a comunhão, afetividade e o dom da concepção.
OXALÀ estava em missão importante, pois Olorum havia solicitado que ele fosse muito longe, lá no fundo dos corações de toda humanidade e procurasse a FÈ , que esta sendo perdida.
Vencedor OXALÀ, veio com os presentes mais pesados e raros para a arvore, todos os Orixás o ajudaram a carregar e energizar tudo.
Ele trouxe a FÉ , a reliogiosidade,o Otimismo , a Perseverança.
Olorum logo colocou a FÈ no pico mais alto da arvore, e então o Pai da criação lançou sobre a arvore todo seu poder mágico energizando e abençoando todos seus filhos.
Agora sim , o Natal voltara a ser o mesmo ,temos tudo que precisamos, se não tivermos procure dentro do seu coração e com certeza sua arvore de Natal brilhara como nunca e estará bem iluminada por todas DIVINDADES do PAI OLORUM .
Quando for enfeitar sua arvore faça como os Orixás, procure dentro de si , o melhor e
Realmente entendam qual o sentido e significado do dia 25 de dezembro.

ANIVERSÁRIO DE OXALÁ!!!

Pinte bem colorido!!!

PRESÉPIO DOS ORIXÁS!

VAMOS COLORIR???