Ponto Cantado!!!

Santo Antônio pequenino
Não me deixe andar sozinho{Bis

Olha lá meu Santo Antônio
Toma conta do caminho{Bis

Salve Santo Antônio!!!

Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro sua festa é no dia 13 de junho, fogueira quadrada. Tem muitos devotos no Brasil e em Portugal

Para homenageá-lo, trouxemos hoje para você colorir uma linda figura do nosso querido Santo Antônio.

Santo Antônio em Arte!!!


Em E.V.A. ou tecido, Santo Antônio é muito amado por todos!!!
No sincretismo Xangô foi associado a São Jerônimo, aquele que amansa o leão e que tem o poder da escrita e o livro onde escreve na pedra suas leis e seus julgamentos. Protetor dos estudiosos. Já na cachoeira foi associado com São João Batista, por causa do batismo de Jesus, de lavar a cabeça na água doce para se purificar. O poder do fogo de Xangô queima e destrói tudo o que é de ruim, trazendo tudo o que é de bom, todo o bem possível, de acordo com o nosso merecimento. Isso é o que pedimos nas fogueiras do mês de junho. Assim, Tudo o que é ligado a trabalhos e pedidos de estudos, à cabeça, papéis, entregamos a linha de Xangô. Xangô é o grande Rei, poderoso, autoritário, porém que tem compaixão e é justo. Xangô tem autoridade é valente, mas tem um grande e bom coração. O seu machado é o símbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte. Os povos antigos acendiam fogueiras para se aquecer e espantar os maus espíritos e faziam uma grande festa para terem uma boa plantação o ano todo. A igreja adaptou a celebração no século VI e criaram as festas Joaninas em homenagem a São João Batista, a festa tornou-se tradicional na Europa e veio para o Brasil com os portugueses no século XVI.

São João Batista!!!


São João dia 24 de junho, conhecido como santo dos casados e dos enfermos, fogueira em forma de cone. São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Izabel. Chamava-se “Batista” porque ele batizava as pessoas. Até Jesus, que era seu primo, foi batizado por ele!
O seu nascimento foi celebrado pelo povo com grande alegria: cantos e danças, fogueiras, fazem desse dia um dos mais populares e queridos da nossa gente.Clique no desenho de João Batista e faça uma pintura bem bonita em homenagem a esse grande santo.

São Pedro com as chaves do Céu!

Vamos Colorir São Pedro!!!


Salve São Pedro!!!


São Pedro dia 29 de junho, protetor das viúvas e dos pescadores, fogueira em forma triangular.
Pedro tinha como primeiro nome Simão, Depois da sua morte, foi nomeado “chaveiro” do Céu, pois para entrar no Céu é necessário que São Pedro abra as portas, também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover.
Clic na imagem e vamos pintar!