PLANO DE AULA

Agora vamos falar sobre o povo da Bahia, espero que seja proveitoso para a galerinha se divertir.


Definição do Projeto

Tema: Bahia terra do Nosso Senhor
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
O tema possibilita ao aprendiz perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.
Etapas previstas:
Construção de um livro de Receitas com culinária do Povo da Bahia .
Pontos Cantados da Bahia.
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção de um mural .
Pesquisas:
Conversas Sobre o tema.
Confecção de bonecas de cabaças.
Pintura a dedo.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida do povo da Bahia (Danças, Rítmos, Pesca, Onde moram, Comidas, Bebidas).
Culminância:
É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do caticismo.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos e do livro de culinária do Povo da Bahia.

Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.

Que nosso amado Povo da Bahia traga muita alegria para seus lares.

OXENTE BAIANO!

Na Bahia tem!!!


É Só clicar na imagem e colorir!!!

Para o povo da Bahia!!!

Podemos produzir um quadrinho e levar pra mamãe!!!


Salve o povo da Bahia!!!

Baianos são uma linha de trabalhadores de Umbanda que pertencem à chamada Linha das almas, a mesma dos Pretos-Velhos e Omulú. Suas giras são encontradas sobretudo em São Paulo. A correspondência no Rio de Janeiro é com a linha dos Malandros, cujo maior representante é Zé Pelintra. Outras linhas trabalham na gira dos baianos como por exemplo: Boiadeiros e os Mineiros.
Sempre com seu coco (mistura de cachaça e mel colocada dentro de um coco), a linha baiana está sempre disposta a ajudar os filhos de fé com seus conselhos e sua proteção. Esta linha trabalha tanto na Umbanda quanto na Quimbanda, geralmente não descendo nos trabalhos de esquerda (exceto Zé Pelintra), mas tendo a sua permissão para atuar na Quimbanda no plano espiritual.
Os Baianos trabalham na orientação material ou espiritual, desmancham trabalhos de magia negativa, nos ajudam no desenvolvimento mediúnico, nos assuntos e desavenças matrimoniais, nos assuntos profissionais, etc.
Os Baianos são muito comunicativos e muito brincalhões, usam bebidas alcoólicas e cigarros em seus trabalhos (não fumam os cigarros, fazem defumações com eles). O Baiano depois de um determinado período de comparecimento aos trabalhos, transforma-se em verdadeiro amigo e confidente e neles depositamos imensa confiança.
Essa é a prova que nem todo Baiano que se apresenta como tal, viveu na Bahia, pode ser pernambucanos, alagoanos, cearenses, etc. Uma coisa só lhes é peculiar: todos eles quando encarnados eram praticantes da magia negativa. Hoje usam esses conhecimentos para combater o mal, valendo-se da inversão dos pólos.
Consideramos a linha dos Baianos, não somente uma linha de trabalhadores amigos, mas sim, uma das linhas mais fortes que existe na Umbanda. Não conhecemos feitiço que não desmanchassem, não constatamos situação que não resolvessem.

VISITE:
http://caboclo7matas.blogspot.com.br/