Ciganinha da sandália de pau

PLANO DE AULA POVO CIGANO


Agora vamos falar sobre o povo cigano, aqui o colorido e a alegria da linha do Oriente.

Definição do Projeto
Tema: Povo Cigano, Povo Contente
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
O tema possibilita ao aprendiz perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação dos Direitos de diferentes culturas e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.
Etapas previstas:
Construção de um Painel para a própria festa do Terreiro .
Pontos Cantados da Linha do Oriente
Registros Através de textos e Desenhos.
Confecção de um mural .
Pesquisas:
Conversas Sobre o tema.
Confecção de um varal com trabalhos manuais.
Pintura a dedo.
Desenhos para colorir.
Natureza e Sociedade: A Vida deste povo em diferentes civilizações (Danças, Rítmos, Pesca, Onde moram, Comidas, Bebidas).
Culminância:
É imprescindível a participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas da doutrina.
Apresentação de Pontos Cantados
Exposição de fotos e do varal de atividades realizadas pelas crianças.
E o convite para que todos venham para receber o Axé e a alegria do Povo Cigano.

Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
Que a Linha do Oriente traga muita alegria e fartura aos nossos lares...AAAADJAHHH.
É do Oriente meu Pai!

Sobre Sara !!!


Olha a Cigana Sarita !!!


A Lenda de Santa Sari Kali


Por volta dos anos 50 depois de Cristo, uma embarcação cruzou os mares a partir de terras Palestinas levando a bordo para fugir das perseguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagens bíblicos:Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximinio e Sara, uma negra suposta filha de Madalena.
Eles foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria serva de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.
Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Então nasceu a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz:
Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço)
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem.
E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio